Pular para o conteúdo principal

Seduc abre período de matrícula para as escolas de tempo integral

Está aberta a matrícula para os novos estudantes que desejam ingressar nas escolas de tempo integral. Inicialmente, dez escolas na região metropolitana de Belém ofertam turmas neste novo modelo de ensino, que funcionará no horário de 7h30 às 17 horas. Este ano, a meta do projeto é atender 2.680 estudantes do ensino fundamental e médio.

A implementação no Pará da escola de tempo integral pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é o desdobramento da política nacional da educação básica, prevista no Plano Nacional de Educação. O objetivo da ação é elevar o tempo efetivo do aluno na escola, no sentido de aprimorar a aprendizagem, o fortalecimento da convivência social e a melhoria da qualidade do ensino.

O projeto será implementado gradativamente na rede pública estadual, começando nas escolas localizadas nos bairros do Guamá, Benguí, CDP, Jurunas, Águas Lindas, Marituba e Reduto, que apresentam níveis acentuados de vulnerabilidade social, mortalidade infanto-juvenil e baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Nessas escolas, cuja infraestrutura passou por adequação, será desenvolvida uma ação educativa que integrará as aulas relativas ao currículo da educação básica, complementadas com atividades de aplicação do conhecimento, por meio de oficinas que acontecerão em espaços diferenciados como pátio, biblioteca, sala de leitura, salas ambiente, laboratórios, entre outros.

Para a diretora de Ensino Infantil e Fundamental da Seduc, Ana Cláudia Hage, a permanência do estudante mais tempo na escola é importante para o desenvolvimento cognitivo, físico e motor. "A escola de tempo integral atende também a uma demanda social, pois é comprovado que quanto maior o tempo de permanência da criança e do adolescente na escola, menor o índice de violência na comunidade do entorno, acrescenta a professora.

A partir de 2013, a Seduc iniciará, em escala piloto, a implementação do projeto escola em tempo integral no interior do Estado e avançará, gradativamente, até o envolvimento da totalidade das escolas da rede.

Prazos - A pré-matrícula para as escolas de tempo integral poderá ser feita no site da Seduc (www.seduc.pa.gov.br) ou pelo telefone 0800 280 0078. Neste cronograma, até o dia 4 de março, acontece a pré-matrícula, dando prioridade às pessoas com deficiência. Este grupo terá de 5 a 9 de março para confirmação. Do dia 5 até 25 de março, abre a pré-matrícula para os demais novos alunos, que terão do dia 26 ao 28 para confirmação, que acontece na própria escola.

Os alunos que perderem a pré-matrícula poderão ter uma nova oportunidade de ingressar na rede, do dia 9 a 13 de abril, desta vez nas escolas que ainda apresentarem vagas. Os alunos da rede serão rematriculados, remanejados ou transferidos pelo sistema de matrícula a partir do dia 30 de março.

As escolas que funcionarão em tempo integral são: Ruy Paranatinga Barata, Cidade de Emaús, Professor Antônia Paes, Professora Norma Morhy, Eneida de Moraes e Benjamin Constant, no ensino fundamental; Augusto Meira, Raimundo Vera Cruz, Temístocles de Araújo e Eneida de Moraes, no ensino médio; e Juscelino Kubitschek de Oliveira, no ensino profissionalizante.

Fonte: Agência Pará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONCURSO PÚBLICO DE PORTEL OFERTARÁ 845 VAGAS

Após ter assinado um TAC - Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público para realizar concurso público e nomear os aprovados até janeiro de 2019, a Prefeitura de Portel deve lançar na próximo dia 23 (sexta) o edital 001/2018 para a realização de concurso público que ofertará 845 vagas em diversos níveis de escolaridade.
O organizador do certame será o Instituto Ágata e o período de inscrição no concurso será entre os dias 28/11 e 30/12 no site www.institutoagata.com.br.
A provas serão marcadas para o dia 20 de janeiro de 2019.
Fonte: Marajó Notícias

ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE PORTEL DISPUTARÁ A PREFEITURA EM 2020

O vereador Moisés Moreira, do PSC, que até o próximo dia 31/12 é o presidente da Câmara Municipal de Portel, se colocará à disposição do seu partido para concorrer à Prefeitura de Portel em 2020. Empenhado na campanha para a eleição que aconteceu em outubro, o vereador realizou diversas reuniões em comunidades da sede e do interior do município, e nelas, por diversas vezes, foi intimado pelos comunitários a concorrer em 2020 para o cargo majoritário em Portel. De acordo com informações obtidas pelo blog, Moisés Moreira também tem recebido bastante apoio de amigos e lideranças politicas locais e regionais. Com mais de 20 anos de experiência no legislativo, chegou a hora do vereador se submeter a este desafio de governar uma das cidades com os piores índices sociais da região, mas com um potencial turístico, riquezas naturais e um povo muito trabalhador e ordeiro.

Fonte: Blog Marajó Notícias

PARLAMENTO JUVENIL MERCOSUL 2018

O Marajó tem uma candidata para representar nossa região. Enza Yasmin Melo Lima é do Município de Breves.

"Tenho 15 anos, moro em Breves no Pará e sou aluna do 2º ano do Ensino Médio Integrado no IFPA Campus Breves. Sou defensora dos direitos das crianças e adolescentes e membro do JUVA - Juventude unida pela vida na Amazônia. Ciente de meu papel como representante do Marajó, onde temos os piores IDH do Brasil, meu objetivo é representar nosso estado, nossa cultura, nossa identidade, nossos anseios e nosso desejo de uma educação de qualidade e gratuita para todos." Título do Projeto: A internet como ferramenta de integração para os alunos do Ensino Médio.

Resumo: O projeto visa à criação ou ampliação de um espaço informatizado com acesso a internet e profissionais qualificados. Uns dos requisitos era que o projeto contemplasse uma necessidade local e em nossa região marajoara esse espaços muitas vezes são inexistentes e os alunos da…