Olimpíada de Língua Portuguesa abre inscrições no Pará

O lançamento regional da terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa 'Escrevendo o Futuro' aconteceu nesta terça-feira (24), no auditório do hotel Crowne Plaza, em Belém. O evento reuniu educadores, técnicos e dirigentes da educação básica de toda região Norte do país, dando início às atividades que têm como objetivo a melhoria da leitura e da escrita de estudantes da quinta série do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio das redes públicas de todo Brasil.
A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Ministério da Educação (MEC), com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), e parceria do Canal Futura, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Movimento Todos pela Educação e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) já fez a adesão para a olimpíada. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 25 de maio, no site www.escrevendoofuturo.org. Podem se inscrever professores de quinta à nona série do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio. Ao fazer a inscrição, o professor garante a participação de todas as suas turmas, nas seguintes categorias: poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião.
Após as inscrições, a Olimpíada de Língua Portuguesa acontece durante o ano inteiro, dividida em etapas. As atividades começam com as oficinas nas escolas e a seleção de um texto por categoria em cada uma delas, e seguem pelas fases de seleção municipal, estadual e regional, até chegar à última etapa, em dezembro, com a seleção e a premiação nacional dos 20 textos vencedores, cinco por categoria.
A gerente da Fundação Itaú Social, Isabel Santana, disse que a olimpíada é, também, uma importante estratégia de mobilização da comunidade educacional e de formação de professores para garantir o direito de aprendizado aos alunos. 'Quem se inscreve é o professor, tão importante para mudar os resultados educacionais. Ele recebe um material e tem de trabalhar com toda a classe e o que vai ser premiado é o resultado desse trabalho', explicou.
A diretora de Ensino Infantil e Fundamental da Seduc, Ana Cláudia Hage, representou o Consed durante o lançamento da olimpíada. Para ela, a formação dos professores, que ocorre no início e ao longo das atividades, 'é uma ação importante que, a cada edição, vai se configurando como formação continuada dos professores de língua portuguesa. A olimpíada tornou-se uma referência não só pelo resultado de premiação, mas principalmente pela formação dos professores'.

Fonte: Agência Pará
Postagem Anterior Próxima Postagem