Participe da campanha para a criação da Universidade federal do Marajó

O Movimento Marajó Forte (MMF) e o Grupo em Defesa do Marajó (GDM) e demais entidades que integram os Movimentos Sociais do Marajó apóiam a campanha Pró-Criação da Universidade Federal do Marajó (UnM).

Para que o projeto chegue às mãos do Ministro da Educação, Dr. Aloizio Mercadante, dos parlamentares da Bancada Federal e Estadual do Pará, você pode ajudar. Pois, faz-se necessário a coleta do maior número de assinaturas nos 16 municípios que compõem o Arquipélago do Marajó, no município de Oeiras do Pará e, nas demais regiões do Estado do Pará.
Na avaliação dos Movimentos Sociais do Marajó, com a criação da UnM será possível garantir no Marajó o que estabelece o artigo 205 da Constituição Federal, no qual a educação, direito de todos, é dever do Estado e da família e, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.Pois, “Só dessa forma será possível colocar a educação superior pública na pauta de debates da sociedade paraense, elegendo a educação superior como tema de prioridade no plano nacional e estadual”, afirmou o coordenador do Movimento Marajó Forte (MMF), Ricardo Fialho.
Para o coordenador do Grupo em Defesa do Marajó (GDM), José Varella, “a criação da Universidade Federal do Marajó trará efetivos benefícios a Amazônia Oriental e ao corpo acadêmico brasileiro como um todo na área do conhecimento do Trópico Úmido planetário, mediante aumento de oferta de ensino superior, de pesquisa científica e tecnológica e, do desenvolvimento sustentável, gerando prosperidade e bem-estar da população da região, inclusive do seu entorno, repercutindo positivamente sobre a Região Metropolitana de Belém e ZPE Macapá-Santana e o resto do mundo através do intercâmbio universitário e da cooperação internacional”.
Para maiores informações acesse o blog do movimento clicando aqui

Fonte: Movimento Marajó Forte