Recírio marca o final da Festividade Nazarena de 2011

A última procissão do Círio 2011 ocorrerá nesta segunda-feira, 24 de outubro, às 7h, logo após uma missa campal realizada na Praça Santuário. Será neste momento que os 15 dias de toda a Festividade Nazarena será encerrada, deixando no coração de cada paraense a saudade e as belas lembranças deste clima ciriano que tomou conta dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré.

Durante o trajeto do Recírio, a Imagem da Virgem de Nazaré é conduzida por um percurso de 650 metros, é o menor trajeto entre as 11 romarias oficiais. A procissão contorna a Praça Santuário, seguindo pelas avenidas Generalíssimo Deodoro, Nazaré e Magalhães Barata até chegar à Capela do Colégio Gentil Bittencourt. O percurso deve ser cumprido em 45 minutos e, segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos no Pará (Dieese-PA) e da Diretoria da Festa de Nazaré, deve reunir aproximadamente 50 mil pessoas.

Tradicionalmente, durante a passagem da procissão, a Imagem Peregrina é saudada e aclamada pelos paraenses que acompanham a caminhada ou simplesmente, observam e saúdam à Virgem pelas janelas de suas casas. É dessa forma, em grande estilo, que o Recírio encerra o Círio de Nazaré 2011, marcado por muita fé, corações renovados e pela já ansiosa espera da Festa do próximo ano.

Incineração das Súplicas - Durante a missa que antecede a procissão do Recírio, os Diretores da Festa de Nazaré reúnem-se para recolher todos os pedidos depositados durante os 15 dias da Festividade, no Altar Monumento da Praça Santuário e no Altar da Basílica Santuário. A tradição acontece desde 1994. Neste momento, em oração, numa cerimônia singela, na Praça Santuário, a Diretoria procede à queima desses pedidos: é a Incineração das Súplicas, simbolizando o envio de pedidos e agradecimentos dos fiéis aos céus. As primeiras queimas eram realizadas na lateral da Basílica em frente à Sala dos Milagres.

História - A primeira procissão do Recírio remonta a metade do século XIX, mais precisamente o ano de 1859. Antigamente, o Recírio era feito no domingo à tarde com a volta da Imagem para a Capela do Palácio do Governo, fato já relatado em 1859. Ainda conhecido como “Último Ato da Festividade Nazarena”, ao chegar na Praça em frente ao Palácio, a procissão era encerrada com uma missa e com o disparo de fogos de artifício. Atualmente, após a missa no Altar Monumento, leva-se à Imagem para a Capela do Colégio Gentil Bittencourt. O grande final da última procissão é marcado pelo aceno dos lenços brancos e pela forte oração em grupo da Guarda de Nazaré, nas escadarias do Colégio Gentil.

Círio 2011 - O Círio 2011 conta com o patrocínio oficial de Assemb, Azevedo Barbosa, Belágua, Bradesco, Boulevard Shopping, Celpa, Clínica Som Diagnósticos, Dufry, Delta Gráfica e Editora, Eletronorte, Hospital Porto Dias, Infraero, Oi, Unama, Unimed Belém, Vale, Yamada; e com o apoio de Abelhuda, Antônio Pereira Advocacia, Canto Advocacia, Ckon Engenharia, Clínica Santa Edwirges, Fibra, Gonçalves & Dias (Posto Pará Vip), Henvil Transportes, Imerys Rio Capim, Inneuro, Kopenhagen Chocolates, Livraria Somensi, Massa Leve Padarias e Confeitarias, Máxima Segurança, Marcos Marcelino, Mônaco Diesel, Moraes Veículos, Oyamota Industrial S.A., Ortoclínica, Pará Pigmentos, Santana Telecom, Status, Sindicon, Talian, Transportadora Transcidade (Cidade Limpa), Treviso Restaurante e Eventos, Uniodonto, Belém Alimentos e Ocrim.

A Festa de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém. Para mais informações sobre o Círio, acesse: www.ciriodenazare.com.br.

SERVIÇO: Recírio 2011 – Segunda-feira, dia 24 de outubro, às 7h, com saída da Praça Santuário de Nazaré em direção ao Colégio Gentil Bittencourt. Antes da procissão, acontece a missa campal na Praça Santuário, às 6h.

Percurso - Praça Santuário (contorno), Av. Generalíssimo Deodoro, Av. Nazaré, Av. Magalhães Barata até as escadarias do Colégio Gentil Bittencourt.

Fonte: http://www.ciriodenazare.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem