12º Rallye Transamazone passará por mais três cidades do Marajó

Na tarde desta terça-feira (28), a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) promoveu um encontro com representantes de órgãos estaduais, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, no Hotel Beira Rio, que acompanharão o trajeto do 12º Rallye Transamazone, a partir do próximo sábado (3), num barco de apoio. Durante a reunião foram discutidos os detalhes para a segurança dos mais de 50 velejadores que embarcarão, pela primeira vez, rumo às cidades de São Sebastião da Boa Vista, Portel e Afuá, no Arquipélago do Marajó.
Serão 30 dias percorrendo os rios da região. “Estamos viajando há cinco meses. Já passamos pela Ilha da Madeira, Marrocos, Senegal e Cabo Verde, ou seja, atravessamos o Oceano Atlântico e chegamos ao Brasil, passando por Salvador, João Pessoa, Fernando de Noronha e Fortaleza, até chegar ao Pará, em Soure. Agora é continuar o Rallye e admirar as belezas que o Pará esconde”, disse o coordenador e diretor operacional do Rallye, Nicolas Tiphagne.
A maioria dos velejadores é de famílias e aposentados, na faixa etária de 60 a 65 anos, mas algumas crianças também participam da aventura. “Já trouxe nesses 12 anos ao Pará mais de 1.200 tripulantes e barcos de nacionalidades diferentes. Hoje, até os mais jovens podem participar. A expectativa de todos é grande. Eles estão ansiosos para percorrer esse Rallye. Tivemos uma ótima experiência em Soure. Passeamos, conhecemos as praias... Esse cenário amazônico é lindo”, resumiu Nicolas.
No sábado, às 13h, o Rallye segue para o município de São Sebastião da Boa Vista. Na quinta-feira (1º) acontecerá o coquetel de boas vindas aos velejadores, no Hotel Beira Rio, com a presença do secretário de Estado de Esporte e Lazer, Marcos Eiró. O Rallye Transamazone tem o apoio do governo do Pará, por meio da Seel, e a parceria da Belemtur, Paratur, Capitania dos Portos, Hotel Beira Rio e Universidade Federal do Pará.
Fonte: Agência Pará