O município de Portel pertence à mesorregião Marajó e à microrregião Portel.

Portel é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 01º56'08" sul e a uma longitude 50º49'16" oeste, estando a uma altitude de 19 metros. Sua população em 2016 era de 59.322 habitantes. Possui uma área de 25.384,865 km² e Densidade demográfica 2,06 hab/km².

Limites
Ao Norte - Município de Melgaço.
Ao Sul - Município de Pacajá.
A Leste - Municípios de Bagre e Baião.
A Oeste - Municípios de Senador José Porfírio e Porto de Moz.
Os meios de transportes utilizados para chegar em Portel, partindo da capital do estado, Belém, são através de navios e avião monomotor. Os navios tem saída de Belém todos os dias de segunda a sábado às 19 horas, e os aviões monomotores com saída nos dias úteis de segunda a sexta às 06:30 h.

Área: 25.385 km²
Elevação: 19 m