Simão Jatene (PSDB) e Helder Barbalho (PMDB) vão para o 2º turno no Pará

Simão Jatene (à esq.) e Helder Barbalho (à dir.) seguem disputa acirrada no 2° turno
O atual governador do ParáSimão Jatene (PSDB), e Helder Barbalho (PMDB), filho do senador Jader Barbalho, irão se enfrentar no segundo turno da eleição para o governo do Estado. Empatados durante quase toda a campanha, nenhum dos dois conseguiu abrir vantagem no número de votos neste domingo (5) para decidir a disputa no primeiro turno.
Com 100% das urnas apuradas, Barbalho obteve 49,9% dos votos válidos e quase liquidou no primeiro turno. Jatene terminou com 48,5%. Na disputa pelo Senado, Paulo Rocha (PT) foi eleito com 46,3% dos votos.
Fonte: TSE
Jatene, 65, chegou a afirmar, em abril, que deixaria o governo. Depois mudou de ideia e anunciou que iria concorrer ao terceiro mandato – ele se elegeu governador pela primeira vez em 2002. Apesar sua gestão ser mal avaliada (39% de ruim/péssimo em dezembro de 2013, segundo o Ibope), ao longo da campanha conseguiu ultrapassar as intenções de votos do seu adversário.
Com o apoio do PT e do governo federal, Barbalho, 35, apareceu diversas vezes ao lado da presidente Dilma Rousseff e do próprio Lula durante a corrida eleitoral.
Os dois contam com coligações robustas e campanhas milionárias como trunfos para conquistar a atenção e os votos do eleitorado paraense. Jatene reúne, além do PSDB, outros 14 partidos: PSD, PSB, PP, SD, PRB, PSC, PTB, PPS, PEN, PMN, PTC, PSDC, PT do B e PRP. Assim, a coligação Juntos com o Povo obteve sete minutos e 22 segundos do horário eleitoral para o candidato.
Com a participação de PMDB, PT, DEM, PR, PDT, Pros, PHS, PC do B, PSL, PPL e PTN, a candidatura de Helder conseguiu quase oito minutos de televisão.
Ampliar

Eleições 2014 no Pará29 fotos

1 / 29
5.out.2014 - Hélder Barbalho, candidato do PMDB ao governo do Pará, concedeu uma entrevista coletiva para falar de sua passagem para o segundo turno das eleições. Barbalho, que obteve 49,88% dos votos válidos, vai disputar o cargo com Simão Jatene (PSDB), que obteve 48,48% Tarso Sarraf/Estadão Conteúdo

Conheça os candidatos

Jatene é economista e foi um dos fundadores do PSDB. Ele concorreu a seu primeiro cargo eletivo em 2002, quando se elegeu governador do Pará. Antes, chegou a ser secretário de Estado de Planejamento durante o governo de Jader Barbalho, nos anos 1980.
Helder começou cedo na política paraense. Apoiado pelo pai, foi eleito vereador por Ananindeua (região metropolitana de Belém) em 2000. Foi depois deputado estadual e prefeito, eleito pelo mesmo município.
A família Barbalho influencia os rumos do Estado há mais de 50 anos. Laércio Barbalho, avô de Helder, foi eleito deputado federal pelo PSD, mas acabou cassado pela ditadura em 1964. Jader foi vereador, deputado estadual, deputado federal, duas vezes governador, ministro e senador. Os Barbalho são donos ainda de oito rádios, quatro retransmissoras de televisão e um jornal.
Até 2012, a família era aliada de Jatene. A posição mudou assim que Helder decidiu concorrer ao governo. O peemedebista assumiu então o slogan da "mudança".
Durante a campanha, Helder evitou se associar ao nome do pai --Jader renunciou ao Senado em 2001 e chegou a ser preso no ano seguinte sob acusação de desvios de recursos. O peemedebista, no entanto, aproveitou a estrutura de algumas das emissoras de rádio que ganhou da família para criticar seu adversário.

Pará

O Estado com a segunda maior área do país tem cerca de 7,6 milhões de habitantes divididos em 144 municípios. O PIB estadual soma R$ 88,4 milhões (segundo os dados do IBGE de 2011), o equivalente a R$ 11,5 mil por pessoa.
O índice de mortalidade infantil no Estado é de 20 por mil nascidos vivos (a média do Brasil é de 16 por mil), taxa de analfabetismo de 11,23% (16º lugar entre os Estados brasileiros). O Pará tem um dos mais altos índices de homicídios do país, 45,9 assassinatos por cem mil, fica atrás apenas de Alagoas e do Espírito Santo.

Esperançômetro

A segurança pública foi apontada pelos leitores do UOL como o principal ponto a ser melhorado no Estado, seguida de corrupção e educação.
Entre as principais propostas de Jatene estão a reforma e ampliação das escolas do Estado, a criação de novas escolas técnicas, a contratação de 2 mil policiais militares, a ampliação do número de batalhões no interior e a construção de dois novos hospitais regionais.
Já Helder propõe a ampliação do horário escolar, a fim de que as crianças façam três refeições na escola, a implantação de Unidades de Pronto Atendimento em todas as regiões do Estado e a criação do programa "ronda de bairro".
Simão Jatene
  • Partido: PSDB
  • Nascimento: 02/04/1949, em Belém (PA)
  • Ocupação: governador