Energia solar e internet aos ribeirinhos portelenses

Projeto pioneiro leva internet e energia solar para comunidades ribeirinhas no município de Portel na Ilha de Marajó.

De iniciativa do empresário Igor Diniz que trabalha no ramo de tecnologia, o projeto tem o objetivo de tornar acessível a energia solar e tirar do isolamento tecnológico comunidades ribeirinhas do município de Portel.

Energia solar e internet estão mudando a vida e rotina de muitas comunidades ribeirinhas do município de Portel, Tecnologias que até pouco tempo nem se imaginavam la por aquelas bandas. As atividades aparentemente mais cotidianas, como usar a geladeira, assistir televisão ou ter acesso a redes sociais, fazer pesquisas escolares usando a internet, é uma realidade distante para muita gente na região de Portel. Longe da cidade, comunidades ribeirinhas dispõe de poucas horas diárias de eletricidade, alimentadas por geradores movidos a combustível e nenhuma de internet.

O Empresário Igor Diniz que a mais de 15 anos atua no mercado de tecnologia da informática e internet, instalando kits com internet e energia solar nas comunidades.O projeto leva até as comunidades mais distantes da sede do município um kit Montado apenas com tecnologias de baixo custo e financiado pelo próprio empresário que é dono da empresa BSTELNET, uma empresa pioneira de internet no município e na região da Ilha de Marajó. O BS FREE como é denominado o projeto, instala um kit capaz de produzir energia solar e através de um link via satélite gerar sinal de internet, além de enfrentar o problema da exclusão elétrica e tecnológica em regiões afastadas de centros urbanos, como as comunidades situadas nos rios Pacajá, Camarapí, Anapú e Acutípereira no município de Portel.

Como funciona o sistema
O projeto tem várias versões: KIT BS FREE LUMINÁRIA SOLAR, KIT BS FRE SOLAR e KIT BS FREE INTERNET COM ENERGIA SOLAR, e é usado de acordo com a especificidade de cada comunidade

O KIT BS FREE LUMINÁRIA SOLAR é feito basicamente por luminárias solares que fornecem energia para iluminar ambientes como por exemplo uma praça na comunidade. As comunidades onde foi implantado esse sistema a noite se juntam para conversar a noite, jogos de dominó e com isso se uniram e criaram uma horta comunitária.

O BSFREE Iluminação é extremamente simples, composto por um painel solar, bateria, controlador de carga, lâmpadas e carregador USB. Depois de instalado, pode fornecer energia para o funcionamento da iluminação de uma igreja ou centro comunitário, aparelhos com entrada USB e ser adaptado para uma caixa de som com microfone.

O KIT BS FREE INTERNET COM ENERGIA SOLAR é uma combinação de tecnologias, compostas por um painel solar de 150 watts, controlador de carga de 10A, uma bateria de 65A, link via satélite, roteador com sistema de controle de usuários. Depois de instalados, pode fornecer energia para o funcionamento de duas lâmpadas de leds ou uma tv de led de ate 32”, além de alimentar o sistema de internet que por sua vez pode conectar até 50 usuários ao mesmo tempo.
Em fase de expansão, o projeto já alcançou muitas comunidades proporcionando mudanças na vida das pessoas, fomentando a economia local, transformando o dia a dia e os meios de produção dos ribeirinhos que passaram a usar as tecnologias, principalmente a internet para pesquisar novos métodos e técnicas de produção e para vender seus produtos a outros mercados.

O objetivo do projeto é mostrar para o povo ribeirinho que energia solar é acessível e fácil de se instalar, com a internet além de aprendizado, server para salvar vidas, pois muitos sofrem acidentes e picadas de cobra, agora com a internet é possível acionar rapidamente a emergência do município, o q já vem acontecem constantemente, é possível economizar e direcionar o combustível fóssil para apenas transporte fluvial, gerando uma enorme economia na renda desse povo.