13 Possíveis temas de Redação do Enem 2016

Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior precisam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

A nota do exame é utilizada no processo seletivo das principais universidades públicas e institutos de tecnologia do país, nos programas governamentais de financiamento e custeio à educação e em programas de cursos técnicos gratuitos para jovens e adultos. Entre a prova mais importante é a redação, por isso confira abaixo mais informações sobre o exame.
Conteúdos da Prova de Redação do Enem

Quase 9 milhões devem se inscrever na próxima edição do Enem e o tema da redação será escolhido pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) organizador das questões.

Na prova de redação do ENEM 2015, o tema foi A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira. O assunto proposto mostrou como os candidatos devem acompanhar os últimos acontecimentos políticos e sociais do país e do mundo.
A redação do ENEM aborda temas que estão em alta no cotidiano (Foto: Divulgação)
A redação deve ter um texto dissertativo e argumentativo, além disso, o estudante deve demonstrar conhecimento sobre o tema escolhido, abordando causas, consequências, com uma introdução, desenvolvimento e conclusão.

O candidato deve respeitar as normas gramaticais e textuais, escrevendo corretamente as palavras e a acentuação. As provas são feitas no sábado e no domingo, no horário de Brasília, e os estudantes recebem em suas residências os cartões de confirmação com o número da inscrição, o local da prova e a opção de língua estrangeira, antes da realização do exame.

Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2016

O tema da redação do ENEM é escolhido em meio a assuntos que são abordados no nosso cotidiano. Acontecimentos políticos, sociais, ambientais e culturais do Brasil e do mundo podem ser temas da prova do exame.

Alguns assuntos são mais prováveis, devido a sua grande repercussão política ou por fazerem parte das discussões feitas pela sociedade.

1. A falta de água
2. A falta de recursos hídricos