Ministério Público pede a interdição de matadouro municipal de Portel

Inspeção feita por órgãos constatou uma série de irregularidades no espaço.
Matadouro municipal abastece a cidade com carne bovina e bubalina.

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) solicitou às Secretarias Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Assistência Social a interdição do matadouro municipal de Portel, localizado no arquipélago do Marajó, que abastece a cidade com carne bovina e bubalina.

De acordo com o MP, o local foi alvo de uma inspeção realizada pelo órgão no último dia 26 de fevereiro em conjunto com o Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), e Secretarias Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Assistência Social, quando foram constatadas diversas irregularidades. O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Portel e aguarda posicionamento.

Ainda segundo o MP, o espaço apresenta condições precárias, desobedecendo normas de controle higiênico e segurança alimentar. As carnes encontradas no matadouro estavam acondicionadas de forma inadequada, o abate estaria sendo feito de forma inapropriada, e haveria ainda a presença de cachorros, urubus e fezes de animais próximo ao local do abate. Além disso, os trabalhadores não estariam utilizando equipamentos de proteção individual como luvas e botas.