Concursos ofertarão mais de mil vagas em Belém

A criação de mais de seis mil cargos para o quadro de pessoal do município de Belém, com a aprovação do Projeto de Lei Nº 2325/2015, que tramita desde outubro na Câmara Municipal, traz a expectativa de que a Prefeitura de Belém, enfim, promova concursos públicos para suprir as necessidades em áreas essenciais do município.
Cerca de mil vagas deverão ser providas, de imediato, nas secretarias de Educação e Saúde, além de áreas administrativas.
A prioridade deve ser para as secretarias municipais de Saúde e Educação, que precisarão de novos servidores devido ao incremento da demanda nessas áreas. “Na educação, teremos que suprir a necessidade devido a mais de duas mil vagas para alunos criadas nas escolas ”, explica a secretária municipal de Administração, Alice Coelho Teixeira.
ATÉ JUNHO
No total devem ser criadas 1.073 vagas, preenchidas por concursos que precisam ser homologados até junho. As informações são da Agência Belém.
Além desse total, 600 serão para cargos de professores e técnicos pedagógicos. Segundo a secretária de Administração, essas vagas serão ocupadas pelo último certame em vigor, realizado para a Semec. A Prefeitura aguardará a aprovação do Projeto de Lei Nº 2325/2015 para convocar os aprovados.
Na área da saúde, serão mais 549 vagas para funções como técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, odontólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionista e fonoaudiólogo.
As demais vagas, cerca de 30%, serão destinadas para as atividades administrativas. Também está sendo concluído um levantamento para suprir vagas para o Instituto de Previdência Municipal de Belém (Ipamb) e a Companhia de Informática de Belém (Cinbesa).