Governador entrega 146 ônibus escolares para 87 municípios

A união de esforços do Governo do Pará, governo federal e bancada federal paraense, em prol da educação, resultou na aquisição de 146 ônibus escolares para 87 municípios. A entrega dos veículos foi feita na manhã desta segunda-feira (17), pelo governador Simão Jatene, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Os investimentos chegaram a R$ 20,4 milhões.

A aquisição dos ônibus é fruto da Emenda Parlamentar nº7.115 e se deu por meio de pregão eletrônico feito via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os veículos foram repassados às prefeituras municipais para uso escolar diário de alunos da educação básica das redes públicas de ensino, conforme previsto no Programa Caminhos da Escola, do Ministério da Educação (MEC). Cada veículo tem capacidade para o transporte de 23 passageiros adultos sentados ou 29 alunos sentados.

Durante a cerimônia, Jatene anunciou que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) fará um levantamento para que o governo do Estado entregue, em 2013, ônibus para os municípios que não foram contemplados. Ele também parabenizou a iniciativa dos deputados federais pelo esforço em conseguir aprovar as emendas.

“A bancada federal do Pará está de parabéns pelo gesto e pelo compromisso com a população paraense. Isto é uma demonstração clara de que a parceria é um instrumento fundamental para a construção de uma sociedade mais justa. Essas emendas se transformaram em ônibus escolares que vão facilitar a chegada das nossas crianças às escolas. Aqueles municípios que não foram contemplados neste primeiro momento, serão em breve”, enfatizou.

Para os prefeitos dos municípios beneficiados, a aquisição dos veículos é fundamental para a melhoria do desempenho escolar dos estudantes. “Tínhamos muita reclamação de alunos que chegavam cansados ou não tinham nem como chegar à escola. Com certeza essa situação vai melhorar graças a esses veículos”, disse a prefeita de São Miguel do Guamá, Márcia Rocha. O prefeito de Capanema, Eslon Martins, disse que o município administra mais de 80 alunos da zona rural, que serão favorecidos com os dois novos veículos recebidos.

União – Representando o MEC, o coordenador geral dos programas de transporte escolar do FNDE, José Maria Cardoso, afirmou que somente no Pará, 333 novos veículos serão entregues até o fim de 2013. Segundo ele, além dos 146 repassados, mais 187 serão distribuídos ao longo do próximo ano. Ele também parabenizou a parceria entre a bancada federal e o Governo do Pará.

“Precisamos melhorar os índices educacionais em todo o país, e aqui no Pará a situação não é diferente. Iniciativas como essa mostram que essa realidade pode ser mudada em um tempo ainda menor”, frisou, enfatizando aos prefeitos que receberam os veículos para que não permitam que a finalidade dos ônibus seja desviada. “Os prefeitos devem agir como fiscais e garantir que os ônibus escolares sejam usados exclusivamente para o transporte dos estudantes para as escolas”, reforçou.

Em nome dos parlamentares, o deputado federal Beto Faro falou sobre a união da bancada para a provação das emendas. “Independente do partido que representamos, queremos o bem da população, e por estamos muito unidos. Aprovamos 15 emendas, seis com indicação do Governo do Pará, uma da universidade e quatro para as maiores cidades do Estado. As questões voltadas para a educação continuam sendo prioridades para nós e o Estado”, asseverou.

Ao final do evento, o governador convidou todos os prefeitos presentes na cerimônia para participarem, junto com o governo, de um pacto maior pela educação, que será lançado em março de 2013. “Estamos fazendo todos os esforços para que a educação seja prioridade da nossa sociedade e do nosso país. Queremos construir um novo patamar na educação e já temos grande parceiros, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), empresas particulares e organizações não governamentais (ONGS). Todos que quiserem colaborar e lutar por essa revolução pelo conhecimento serão muito bem-vindos”, concluiu.

Abaixo os municípios que receberam novos veículos para o transporte escolar: Abaetetuba, Acará, Água Azul do Norte, Altamira, Anapu, Augusto Corrêa, Aveiro, Bagre, Baião, Barcarena, Benevides, Bom Jesus do Tocantins, Bonito, Bragança, Brejo Grande do Araguaia, Cachoeira do Piriá, Capanema, Castanhal, Conceição do Araguaia, Colares, Cumaru do Norte, Curionópolis, Dom Eliseu, Floresta do Araguaia, Garrafão do Norte, Goianésia do Pará, Igarapé Açú, Igarapé-Miri, Itupiranga, Jacareacanga, Jacundá, Juruti, Mãe do Rio, Marabá, Maracanã, Marapanim, Marituba, Mocajuba, Mojuí dos Campos, Muaná, Nova Esperança do Piriá, Nova Ipixuna, Nova Timboteua, Novo Progresso, Novo Repartimento, Óbidos, Oeiras do Pará, Oriximiná, Ourém, Pacajá, Palestina do Pará, Piçarra, Placas, Portel, Primavera, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará, Rurópolis, Santa Isabel, Santa Maria das Barreiras, Santarém Novo, Santo Antônio do Tauá, São Geraldo do Araguaia, São João de Pirabas, São João do Araguaia, São Miguel do Guamá, Sapucaia, Soure, Tailândia, Terra Santa, Tracuateua, Trairão, Tucuruí, Ulianópolis, Uruará, Vigia, Viseu, Xinguara, Belém, Irituia, Itaituba, Salinópolis.

Fonte: Agência Pará