Fique por dentro de tudo que acontece nessa terra maravilhosa!

16 de outubro de 2012

Funcionários da Celpa entram em greve nesta terça

Trabalhadores da Rede Celpa entram em greve por tempo indeterminado partir desta terça-feira (16) no Pará. No total, os 2.100 profissionais da empresa devem aderir à paralisação. O Sindicato dos Urbanitários no Pará garante que a população não será penalizada. A decisão pela greve aconteceu desde a semana passada, depois que o pagamento da primeira parcela da participação nos lucros da empresa não foi efetuado.
O presidente do Sindicato dos Urbanitários no Pará, Ronaldo Romeiro, explica que a posição radical dos trabalhadores aconteceu depois que a empresa descumpriu o pagamento previsto no acordo coletivo que já havia sido acertado junto aos funcionários da Celpa. Ainda segundo ele, o pagamento da primeira parcela do acordo deveria ter sido feito no último dia 11 de outubro e no mês de novembro aconteceria uma nova negociação para determinar o valor final a ser pago em uma segunda parcela, prevista para o dia 30 de abril de 2013.
Como não foi efetuado o pagamento, a categoria fez uma paralisação de advertência por 24 horas. Mas desde a semana passada, a empresa não havia se posicionado sobre o assunto. 'O não pagamento feriu a décima clausula que regulamenta a participação nos lucros e resultados da empresa pelos trabalhadores, estabelecido por um acordo coletivo de trabalho', afirma Romeiro.
Apesar da paralisação, o sindicato da categoria garante que os serviços essenciais de operação e distribuição, além de casos emergenciais de risco a segurança e saúde, serão assegurados.
O setor totalmente parado será o administrativo e parcialmente o de manutenção. 'A greve não é contra a população. O povo e os trabalhadores são vítimas da má gestão da Rede Energia e não podem ser penalizados. Precisamos ter nossos direitos garantidos', defende o presidente do sindicato.
Ronaldo Romeiro também afirma que a posição dos trabalhadores foi tomada depois que o mesmo acordo foi cumprido em outras concessionárias de energia administradas também pelo grupo. 'O acordo foi feito diretamente com a Rede Energia, que em outras cidades apresenta uma crise ainda mais crítica, mas não impediu que o pagamento fosse realizado. Tanto que funcionários da Celpa que estão em São Paulo e Tocantins chegaram a receber normalmente. Mas no Pará ninguém recebeu. Nosso questionamento a empresa é: por que apenas o nosso Estado foi prejudicado?'.
Em nota enviada ao Portal ORM, a Celpa informou que uma medida judicial garante o acesso à empresa dos empregados que não aderiram ao movimento grevista perpetrado pelo Sindicato dos Urbanitários. A nota reitera ainda que a decisão da justiça prevê que 70% das atividades, em todos os setores da empresa não sejam prejudicadas com a greve. Em caso de eventual descumprimento, o sindicato deve pagar multa de R$100.000,00 (cem mil reais).
Fonte: Redação Portal ORM com informações de O Liberal

Nenhum comentário: