Faltando cinco dias para fim do prazo de envio da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física

Faltando cinco dias para o fim do prazo de envio da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, 39% da população paraense ainda não prestou contas com a Receita Federal. Até as 14h desta terça-feira, 61% dos paraenses fizeram suas declarações do IRPF no ano de 2012, porcentagem que equivale a 267.192 documentos.

Para todo o estado, são esperadas 436.959 declarações até o dia 30 de abril, prazo final de envio. Em toda a segunda Região Fiscal, que compreende os Estados do Pará, Amazonas, Rondônia, Acre, Amapá e Roraima, são aguardadas 1.064.840 declarações do IRPF. Até o momento, a Receita já recebeu 648.879 declarações da 2ª Região fiscal.

Aqueles que perderem o prazo poderão receber multa mínima de R$ 165,74, ou de 20% do imposto devido.

Alertas - A Receita Federal informa que não faz envio de cartas ou e-mails de intimação ou solicitação da regularização dos dados cadastrais do contribuinte, bem como não envia e-mails de comunicação de pendências na declaração do IRPF.

Quem precisar fazer consultas, regularização ou alterações cadastrais deve fazê-los por meio do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), no endereço eletrônico www.receita.fazenda.gov.br. No e-CAC, os serviços são utilizados apenas pelo contribuinte ou seus procuradores. Para fazer a utilização deste serviço, o contribuinte deve gerar um código de acesso ou possuir um certificado digital.

Redação Portal ORM com informações da Receita Federal de Belém