Pessoas com deficiência recebem cadeira de rodas no Marajó

A Ação Social Integrada do Palácio do Governo (Asipag) entregou na tarde desta quinta-feira (1º), no município de Muaná, oito cadeiras de rodas para pessoas com deficiência, como parte das ações da Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva. As pessoas beneficiadas se cadastraram na coordenação da Asipag, responsável pela entrega.
Elaine Letícia de Matos é uma das beneficiadas pela entrega de cadeiras de rodas na Caravana Pro Paz Cidadania, em Muaná
A estudante Lane de Matos, que tem paralisia cerebral, foi uma das beneficiadas. Aos 16 anos, ela ganhou sua primeira cadeira de rodas. “Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida. Eu nem acredito que vou passar a fazer as coisas que quero, sem depender dos outros. Foi o melhor presente que já recebi”, declarou Lane.
O coordenador de Articulação Comunitária da Asipag, Osvaldo Figueiredo, explicou que antes da entrega uma equipe do órgão vai à residência da pessoa com deficiência, para saber se ela realmente necessita da cadeira. “No caso de Lane, nós vimos o quanto ela precisava. Na casa dela não tinha nenhuma adaptação para a deficiência que ela apresenta”, informou Osvaldo Figueiredo.
Segundo ele, é necessário fazer essa comprovação, porque as cadeiras são distribuídas de acordo com a demanda. “O número de pessoas que precisam de cadeira de rodas foi grande tanto em Ponta de Pedras, e está sendo em Muaná”, disse.
As pessoas que não conseguiram o benefício nesta quinta-feira foram cadastradas para receber a cadeira na próxima entrega. A distribuição continua durante a Caravana Pro Paz Cidadania na região do Marajó.

Fonte: Agência Pará