Oficina de Consumo Sustentável certifica 240 professores de Portel

Bolsas confeccionadas com caixas de polietileno, porta-lápis feito com latas descartáveis e CDs que viram porta-quadros foram alguns objetos confeccionados a partir de materiais recicláveis, durante a Oficina de Consumo Sustentável e Geração de Renda, oferecida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), no município de Portel, em mais uma ação da Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva no Arquipélago do Marajó.

A atividade é voltada a professores das escolas estaduais do município e visa formar multiplicadores para educação ambiental. Nesta quinta-feira (22), 240 professores foram certificados, e agora poderão repassar o conhecimento nas salas de aula, e ainda aumentar a renda mensal comercializando os objetos oriundos da reciclagem.

A arte educadora Eliana Ferreira disse que a proposta é conscientizar os professores sobre a importância do consumo sustentável e a redução do lixo, formando multiplicadores na comunidade escolar. “Esses professores poderão repassar aos alunos os conceitos de educação ambiental e, na pratica, a importância da reciclagem enquanto medida de proteção do meio ambiente”, ressaltou.

A oficina agradou a professora Elisângela Vieira da Costa, que leciona no ensino fundamental da Escola Júlia Barbalho. Ela contou ter aprendido muito durante a oficina, principalmente como transformar lixo em dinheiro. “Vou levar para os meus alunos toda essa riqueza de conhecimento. O nosso município sofre bastante com a falta de informação ambiental. Agora vou poder ensiná-los a proteger o meio ambiente, através da reciclagem”, disse a professora.

Alunos de escolas públicas de Portel também estão recebendo orientações sobre educação ambiental, ecologia e reciclagem, em palestras realizadas nas próprias escolas. A coordenadora da ação ambiental da Sema, Graciete Nogueira, informou que o objetivo é formar uma grande rede de multiplicadores ambientais. “Os professores levam para a sala de aula o que aprendem no curso, e os alunos levam para sua comunidade o que aprendem na escola, e assim o conhecimento é ampliado e divulgado”, destacou.

Nesta sexta-feira (23), durante uma caminhada ecológica pelas ruas da sede municipal, serão apresentados os resultados da oficina. Haverá ainda exposição dos objetos confeccionados e ações de sensibilização.

Fonte: PROPAZ