Caravana Pro Paz Presença Viva chega a Melgaço

A população de Melgaço, na ilha do Marajó, começa a usufruir neste domingo, 24, dos serviços da Caravana Pró Paz Presença Viva. O município será o oitavo a ser contemplado pela ação. Serão quatro dias de atendimento nas áreas de saúde, cidadania e cultura. A expectativa é sejam realizados entre 20 e 25 mil procedimentos. As unidades móveis da caravana farão o atendimento de saúde em duas balsas atracadas no trapiche da cidade. A emissão de documentos acontece na escola estadual José Maria Rodrigues Viegas. O atendimento começa às 8h e vai até as 18h.

A movimentação na cidade é grande desde a véspera da ação, com divulgação na rádio local e distribuição de cartazes. A população ribeirinha também começou a chegar à sede do município ainda na noite de sábado, quando já era possível observar a formação de algumas filas no local do atendimento. “Isso demonstra o interesse da população em garantir o seu atendimento. Não só pessoas da sede como também de localidades próximas ao município”, destacou o coordenador da Caravana Pro Paz Presença Viva, Jorge Bitencourt.

O servente José Roberto Gomes dos Santos, de 40 anos, procurou informações junto às equipes da Caravana sobre os atendimentos em saúde. Para ele, essa é exatamente a maior carência que a a Caravana vem atender. “A minha filha sofre com tontura e a minha esposa tem dores fortes no estomago. É a oportunidade delas terem um atendimento, porque aqui é muito difícil, fora o tempo que leva pra gente conseguir uma consulta”, lamenta.

Pela primeira vez a Caravana irá emitir o Certificado de Reservista, graças a uma parceria entre a prefeitura local e a coordenação da ação integrada. O serviço, que já é oferecido em Melgaço, será integrado aos atendimentos do Pro Paz Cidadania Presença Viva, que irá colaborar com a emissão de fotos.

Portel – Mais de 60 mil procedimentos foram realizados em Portel durante os quatro dias de Caravana no município, 11 mil somente na área de emissão de documentos (certidão de nascimento, primeiras e segundas vias, carteiras de identidade, CPF e carteiras de trabalho).

O balanço final da ação em Portel registrou 9.584 procedimentos odontológicos, 6.594 atendimentos em oftalmologia, 1.344 procedimentos clínicos, 4.486 consultas médicas (clinico, pediatria ginecologia) 3.578 dosagens de glicemia e medição de pressão, 860 testes rápidos de HIV e 23.094 atendimentos na farmácia (receitas e medicação).

Apesar da falta de luz na tarde do terceiro dia de ação, um gerador próprio garantiu o atendimento em todas as áreas. As equipes do setor de identificação da Policia Civil foram remanejadas para a embarcação Ana Beatriz III, uma das bases da Caravana, e utilizaram o sinal digital via satélite. “Desde o planejamento da Caravana, em dezembro do ano passado, foi incluído um gerador justamente para que a população não ficasse prejudicada em caso de falta de energia”, explica Jorge Bitencourt.

Fonte: Agência Pará

Postagem Anterior Próxima Postagem