Caravana oferece atendimento a pessoas deficientes em Bagre

A dona de casa Maria Raimunda Teixeira Nunes, 61 anos, foi uma das inúmeras pessoas beneficiadas pelos serviços ofertados pela Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva no município de Bagre (no Arquipélago do Marajó) neste sábado (17), segundo dia de atividades no município. Maria Raimunda, que não possui as duas pernas, recebeu uma cadeira de rodas e realizou consultas com clínico geral, cardiologista e oftalmologista, garantindo também um óculos novo.

A nova cadeira foi entregue à dona de casa pela Ação Social Integrada do Palácio do Governo (Asipag). Após chegar ao trapiche do município, onde estão concentrados os serviços de saúde da caravana, ela contou com a ajuda do sargento Maciel, do Corpo de Bombeiros, que a carregou até os consultórios.

“Essa cadeira de rodas é muito importante, porque realmente estava precisando de uma. Tenho deixado de fazer várias coisas por não ter como me locomover. Hoje é um dia muito feliz na minha vida. Já fiz eletro (eletrocardiograma), já me consultei e consegui um óculos novo, que também estava precisando, mas não tinha condições de comprar”, disse a dona de casa, após receber os benefícios.

Nascida no município de Muaná, na mesma região, há oito anos Maria Raimunda vive em Bagre. Ela vive com três dos quatro filhos que tem. Em casa, Maria utilizava um carrinho improvisado para se locomover, já que sua antiga cadeira estava quebrada.

Diferentemente dos que nascem com algum tipo de deficiência, a dona de casa teve que se adaptar à situação desde 1986. Devido a um acidente na fábrica de palmito onde trabalhava, ela teve suas duas pernas amputadas e os dedos de uma das mãos. “Faz 26 anos que perdi os meus membros. Pra quem está nessa situação, uma cadeira de rodas é uma grande coisa”, declarou.

A Asipag, que integra a Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva pelo Marajó, entregou 135 cadeiras de rodas nos cinco municípios já percorridos (Ponta de Pedras, Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho e Oeiras do Pará) e em dois dias de ação em Bagre. As atividades prosseguem no município até este domingo (18).

Fonte: Agência Pará