Caixa emite CPF gratuito na Semana da Mulher

A partir de hoje até a próxima sexta-feira, a Caixa Econômica Federal estará emitindo gratuitamente CPF para as mulheres. A ação abrange todas as agências do banco no País, onde serão feitos serviços de inscrição, regularização e consulta gratuitas de CPF para o público feminino, de acordo com horário de atendimento bancário.

Atualmente, a emissão do documento custa R$ 5,70 e pode ser feita nas agências da Caixa, Banco do Brasil e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). As mulheres maiores de 18 anos devem levar um documento de identificação, que contenha a filiação e data de nascimento, além do Título de Eleitor ou documento de justificativa eleitoral. Quem ainda não tem 18 anos pode ser representado por um dos pais ou responsável. Nesse caso, o representante deve portar certidão de nascimento ou documento que contenha filiação e data de nascimento da criança ou adolescente, além de documento de identificação e CPF próprios e, se for o caso, documento que comprove a tutela, curatela, guarda ou procuração.

Mulheres com idade entre 16 e 18 anos e que possuem documento de identificação que contenha filiação e data de nascimento podem solicitar a emissão ou regularização do CPF sem a presença de um responsável. Sem esse documento, as cidadãs não podem exercer alguns direitos, como abrir contas bancárias e ser titular de programas sociais.

Segundo a Caixa, desde 2004, cerca de 1 milhão de mulheres já emitiram o documento gratuitamente, beneficiadas pela ação da instituição. Também como forma de homenagem às mulheres, os empregados e as empregadas da Caixa serão convidados a refletir sobre o tema 'Equilíbrio de Gênero'.

Fonte: O Liberal