Pular para o conteúdo principal

Resultado do PS 2012 sai até o dia 9 de janeiro

O resultado do Processo Seletivo 2012 (PS 2012) da Universidade Federal do Pará (UFPA) será divulgado até o dia 9 de janeiro. O Centro de Processos Seletivos da Instituição (Ceps) recebeu nesta quinta-feira, 29 de dezembro, os dados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) - que equivale à Primeira Fase do PS 2012 - e já está processando as informações.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela aplicação do Enem, 39 universidades públicas federais brasileiras utilizam o Exame na seleção de candidatos e várias instituições de ensino superior solicitaram notas brutas ou padronizadas de candidatos ao Instituto. Em alguns casos, pelo elevado número de estudantes, as universidades e faculdades receberam os dados de forma gradual. Além da UFPA, outras universidades precisaram adotar este sistema. É o caso da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a qual recebeu os arquivos sobre seus 47 mil candidatos de forma fragmentada e divulgará o resultado final até 31 de janeiro.

“Fizemos o possível para agilizar o processo, no entanto, muitos critérios de eliminação previstos no edital estão relacionados às notas brutas do Enem, o que tornou impossível iniciar o tratamento do processamento de dados até recebermos todas as informações do INEP. No entanto, destacamos que não há atraso na divulgação do listão da UFPA. Sempre deixamos claro aos candidatos que dependemos dos dados do Enem, o qual equivale à primeira fase do concurso e, por isso, tem o mesmo peso no resultado final que a prova aplicada pela UFPA”, explica Marilucia Oliveira, diretora do Ceps/UFPA.

Segundo a organização do PS 2012, tão logo a data para a divulgação do Listão de candidatos classificados no concurso esteja marcada, a UFPA anunciará o dia e horário exatos a toda a sociedade, por meio de avisos no site do Ceps e no Portal da Universidade. A divulgação conta também com o apoio dos diversos veículos de comunicação, assim como ocorreu nos anos anteriores.

"Sabemos que a ansiedade é grande e estamos trabalhando com o máximo de empenho e agilidade. A espera já está terminando para os 72 mil candidatos, deste que foi um dos maiores processos seletivos da história da UFPA”, garante Marlene Freitas, presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps) e pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade (Proeg).

72 mil inscritos para 7.606 vagas - Com 1.523 vagas a mais do que no ano passado, o PS 2012 da UFPA tem uma oferta total de 7.606 vagas distribuídas entre 180 cursos, sendo 4.072 ofertadas na capital e 3.534 ofertadas no interior do Estado. Ao todo, serão 18 novos cursos, dos quais, dois inéditos: Arquivologia e Engenharia de Telecomunicações, ambos sediados em Belém.

Serviço:
Resultado do PS 2012 da UFPA
Período: Até 9 de janeiro de 2012
Divulgação: no www.ufpa.br e no www.ceps.ufpa.br

Fonte: UFPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONCURSO PÚBLICO DE PORTEL OFERTARÁ 845 VAGAS

Após ter assinado um TAC - Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público para realizar concurso público e nomear os aprovados até janeiro de 2019, a Prefeitura de Portel deve lançar na próximo dia 23 (sexta) o edital 001/2018 para a realização de concurso público que ofertará 845 vagas em diversos níveis de escolaridade.
O organizador do certame será o Instituto Ágata e o período de inscrição no concurso será entre os dias 28/11 e 30/12 no site www.institutoagata.com.br.
A provas serão marcadas para o dia 20 de janeiro de 2019.
Fonte: Marajó Notícias

ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE PORTEL DISPUTARÁ A PREFEITURA EM 2020

O vereador Moisés Moreira, do PSC, que até o próximo dia 31/12 é o presidente da Câmara Municipal de Portel, se colocará à disposição do seu partido para concorrer à Prefeitura de Portel em 2020. Empenhado na campanha para a eleição que aconteceu em outubro, o vereador realizou diversas reuniões em comunidades da sede e do interior do município, e nelas, por diversas vezes, foi intimado pelos comunitários a concorrer em 2020 para o cargo majoritário em Portel. De acordo com informações obtidas pelo blog, Moisés Moreira também tem recebido bastante apoio de amigos e lideranças politicas locais e regionais. Com mais de 20 anos de experiência no legislativo, chegou a hora do vereador se submeter a este desafio de governar uma das cidades com os piores índices sociais da região, mas com um potencial turístico, riquezas naturais e um povo muito trabalhador e ordeiro.

Fonte: Blog Marajó Notícias

PARLAMENTO JUVENIL MERCOSUL 2018

O Marajó tem uma candidata para representar nossa região. Enza Yasmin Melo Lima é do Município de Breves.

"Tenho 15 anos, moro em Breves no Pará e sou aluna do 2º ano do Ensino Médio Integrado no IFPA Campus Breves. Sou defensora dos direitos das crianças e adolescentes e membro do JUVA - Juventude unida pela vida na Amazônia. Ciente de meu papel como representante do Marajó, onde temos os piores IDH do Brasil, meu objetivo é representar nosso estado, nossa cultura, nossa identidade, nossos anseios e nosso desejo de uma educação de qualidade e gratuita para todos." Título do Projeto: A internet como ferramenta de integração para os alunos do Ensino Médio.

Resumo: O projeto visa à criação ou ampliação de um espaço informatizado com acesso a internet e profissionais qualificados. Uns dos requisitos era que o projeto contemplasse uma necessidade local e em nossa região marajoara esse espaços muitas vezes são inexistentes e os alunos da…