Resultado do PS 2012 sai até o dia 9 de janeiro

O resultado do Processo Seletivo 2012 (PS 2012) da Universidade Federal do Pará (UFPA) será divulgado até o dia 9 de janeiro. O Centro de Processos Seletivos da Instituição (Ceps) recebeu nesta quinta-feira, 29 de dezembro, os dados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) - que equivale à Primeira Fase do PS 2012 - e já está processando as informações.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela aplicação do Enem, 39 universidades públicas federais brasileiras utilizam o Exame na seleção de candidatos e várias instituições de ensino superior solicitaram notas brutas ou padronizadas de candidatos ao Instituto. Em alguns casos, pelo elevado número de estudantes, as universidades e faculdades receberam os dados de forma gradual. Além da UFPA, outras universidades precisaram adotar este sistema. É o caso da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a qual recebeu os arquivos sobre seus 47 mil candidatos de forma fragmentada e divulgará o resultado final até 31 de janeiro.

“Fizemos o possível para agilizar o processo, no entanto, muitos critérios de eliminação previstos no edital estão relacionados às notas brutas do Enem, o que tornou impossível iniciar o tratamento do processamento de dados até recebermos todas as informações do INEP. No entanto, destacamos que não há atraso na divulgação do listão da UFPA. Sempre deixamos claro aos candidatos que dependemos dos dados do Enem, o qual equivale à primeira fase do concurso e, por isso, tem o mesmo peso no resultado final que a prova aplicada pela UFPA”, explica Marilucia Oliveira, diretora do Ceps/UFPA.

Segundo a organização do PS 2012, tão logo a data para a divulgação do Listão de candidatos classificados no concurso esteja marcada, a UFPA anunciará o dia e horário exatos a toda a sociedade, por meio de avisos no site do Ceps e no Portal da Universidade. A divulgação conta também com o apoio dos diversos veículos de comunicação, assim como ocorreu nos anos anteriores.

"Sabemos que a ansiedade é grande e estamos trabalhando com o máximo de empenho e agilidade. A espera já está terminando para os 72 mil candidatos, deste que foi um dos maiores processos seletivos da história da UFPA”, garante Marlene Freitas, presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps) e pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade (Proeg).

72 mil inscritos para 7.606 vagas - Com 1.523 vagas a mais do que no ano passado, o PS 2012 da UFPA tem uma oferta total de 7.606 vagas distribuídas entre 180 cursos, sendo 4.072 ofertadas na capital e 3.534 ofertadas no interior do Estado. Ao todo, serão 18 novos cursos, dos quais, dois inéditos: Arquivologia e Engenharia de Telecomunicações, ambos sediados em Belém.

Serviço:
Resultado do PS 2012 da UFPA
Período: Até 9 de janeiro de 2012
Divulgação: no www.ufpa.br e no www.ceps.ufpa.br

Fonte: UFPA